Procurar Notícia

Estação de tratamento de esgoto de Pato Branco recebe investimentos

  • 21/01
  • Geral
  • Jornalismo

Estação de tratamento de esgoto de Pato Branco recebe investimentos
Nos próximos 15 dias, pode ocorrer incidência de odores nas áreas vizinhas da unidade

A Sanepar está executando obras no sistema de esgoto sanitário de Pato Branco. A estação de tratamento de esgoto da cidade, a ETE Ligeiro, está recebendo investimentos de R$ 870 mil para adequações e melhorias nos módulos de filtragem do esgoto. A obra deve ser concluída em julho.

O sistema de filtragem, hoje feito por filtro biológico percolador, passará a ser feito por processo físico-químico que dará mais velocidade às etapas de tratamento, como a sedimentação das partículas em suspensão, melhorando a qualidade do esgoto tratado. O gerente regional da Sanepar, Edenilson Albani, explica que os investimentos irão melhorar as condições operacionais e a eficiência da unidade de tratamento.

Na primeira etapa das obras, será feita a movimentação do material interno do filtro, com a retirada das pedras e da matéria orgânica acumulada com o tempo. O material será transportado para um aterro licenciado. Essa movimentação poderá causar odores nas áreas vizinhas à estação de tratamento. A Sanepar pede a compreensão da população e esclarece que esse transtorno é temporário e que deve durar no máximo 15 dias.(assessoria)