Procurar Notícia

Câmara Municipal aprova criação da Semana de Combate ao Feminicídio em Pato Branco

  • 20/11
  • Geral
  • Jornalismo

A Câmara Municipal de Pato Branco aprovou nesta segunda-feira (18) a criação da Semana de Combate ao Feminicídio no município. O evento será realizado anualmente na semana do dia 25 de novembro em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A proposta foi apresentada pelos vereadores Claudemir Zanco “Biruba” (PDT) e Ronalce Moacir Dalchiavon (PP).

Durante a Semana de Combate ao Feminicídio, o Poder Executivo Municipal, através das secretarias e conselhos municipais relacionados ao tema, deverá promover palestras, seminários e distribuir materiais educativos que tenham como objetivo conscientizar a população sobre os direitos humanos das mulheres e combater o feminicídio e outros tipos de violências contra a mulher.

No texto do projeto, os vereadores proponentes argumentam que a violência contra as mulheres é um problema grave a ser enfrentado, considerando a cultura machista intrínseca à população em geral. Alterar esta cultura de violência e submissão requer ações públicas a serem realizadas diretamente com a comunidade, em especial nas escolas, nos bairros e nas unidades de saúde, de modo a conscientizar a população sobre os direitos humanos das mulheres.

“A cada dia nos assusta os casos que vemos na mídia nacional e também próximo da gente, são relacionamentos destruídos por uma extrema violência que a gente não entende e chama atenção que as novas gerações cometem os mesmos crimes que as anteriores, então precisamos fazer algo”, justificou o vereador Biruba.

Texto e foto: Assessoria