Procurar Notícia

Programa Asfalto 100% traz conforto e qualidade de vida aos pato-branquenses

  • 21/08
  • Geral
  • Jornalismo

Criado em 2013, o Programa Asfalto nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco, iniciou uma nova etapa em 2017, transformando-se em Programa Asfalto 100%. O planejamento, que representou mais de 140 quilômetros de obras, atendeu mais 370 trechos, contemplando mais de 75% das vias urbanas da cidade com obras de infraestrutura e pavimentação. Os investimentos somam mais de R$ 60 milhões, entre recursos do Governo Federal, do Governo do Estado e do Município, boa parte sendo do IPTU dos pato-branquenses. 


O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, lembra que Programa Asfalto 100% objetiva atender cem por cento das principais vias de ligação entre bairros, que dão acesso às unidades de saúde, escolas, creches e aquelas utilizadas pelo transporte coletivo. Zucchi, que visita os bairros e acompanha as obras, destaca a importância do Programa para o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população.


“Este é o maior Programa de pavimentação já realizado na história da nossa cidade, pois queremos garantir que os pato-branquenses tenham condições de desenvolvimento em todo o município, pois o asfalto também representa valorização aos bairros, bem como conforto, segurança e qualidade de vida para todos que trafegam pelas nossas vias”, disse Zucchi.

 

O secretário municipal de Engenharia e Obras, Frederico Demário Pimpão, destaca que o trabalho é permanente. “As obras vêm sendo executadas constantemente e, em nosso planejamento, buscamos contemplar todos os bairros e beneficiar o maior número possível de moradores, priorizando, além das vias de ligação, as ruas mais populosas”, explica.

 

Ele conta que, com base em todos os trechos já executados desde o início do Programa, praticamente todas as principais vias já receberam asfalto. “Em função da mudança de itinerários do transporte coletivo, algumas ruas não estavam em nosso planejamento. Mas, se preciso for, iremos pavimentá-las também”, afirmou Frederico.

 

Obras em execução

A etapa que está sendo realizada no momento teve a ordem de serviço assinada em 18 de junho de 2018, e está sendo viabilizada por meio de parceria com o Governo Federal, em que serão pavimentados 19 trechos em 12 bairros, totalizando 4,5 quilômetros. Na última semana, entre os dias 13 e 17, as equipes estiveram no Bairro Novo Horizonte.

 

Terezinha Facin, residente na Rua Caxambu há 39 anos, no Bairro Novo Horizonte, disse que acompanhou o desenvolvimento da via. “Primeiro era de terra, depois veio o calçamento e, agora, estamos recebendo o asfalto. Além de tudo ficar mais limpo, ainda valoriza nossas casas, que ficam mais bonitas com a rua bem feita”, avalia.

 

A moradora Marilene Zucco, que reside na Rua Caxambu há 16 anos, aprovou a obra. “É bem mais prático com o asfalto, facilitando o deslocamento e melhorando a qualidade de vida de todos os moradores”, ressaltou ela.

 

A próxima etapa do Programa Asfalto 100%, que será viabilizada com recursos próprios, aguarda assinatura da ordem de serviço e contemplará mais 1,8 quilômetros, que correspondem a 11 trechos, em 11 bairros. Para saber mais sobre o Programa e conferir as ruas pavimentadas, basta acessar o link:www.patobranco.pr.gov.br/asfalto100.

 

No interior

As obras de pavimentação da Estrada Municipal Pioneiro Cirilo Debastiani, que dá acesso à Comunidade Sede Dom Carlos, chegaram à PR-493 nesta quinta-feira, dia 16. Nesta etapa, o Programa Asfalto no Campo está atendendo 7,56 quilômetros. A próxima comunidade a receber o asfalto é a Comunidade de Sede Gavião, onde serão pavimentados 8,55 quilômetros.

 

Desde 2014, o Programa Asfalto no Campo, executado pela Prefeitura de Pato Branco, atendeu também as comunidades de Independência, Nossa Senhora do Carmo, Passo da Ilha e São João Batista. Considerando as obras de 2018, em Sede Dom Carlos e Sede Gavião, o Programa chega a 41,71 quilômetros em obras executadas e planejadas, totalizando R$ 15.776.911,78, entre recursos do Município, do Governo do Estado e do Governo do Federal.

Texto e foto: Assessoria