Procurar Notícia

Programação Cultural do Natal de Pato Branco inicia neste final de semana

  • 24/11
  • Geral
  • Jornalismo

Neste domingo, dia 26, iniciará a Programação Cultural do Natal de Pato Branco 2017. O cronograma contará com muita diversidade nas noites culturais, com bandas, corais, concertos, espetáculos teatrais, entre outras. Os estilos também pretendem agradar públicos de todas as idades, com músicas italianas, de louvor, clássicas e populares. Todas elas serão realizadas no palco da Praça Presidente Vargas e, a maioria, a partir das 20h30. 

 

No domingo, dia 26, abrindo a programação das noites culturais, a apresentação será com o Coral Sanepar. No dia 01 de dezembro, sexta-feira, será a vez dos alunos da Educação Infantil. No sábado, dia 02, a partir das 21h, acontece o Concerto de Natal com os Canarinhos de Petrópolis, do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. A Orquestra de Câmara dos Institutos Prosdócimo Guerra e Theóphilo Petrycoski se apresenta no domingo, dia 03. Dia 08, será a vez da Banda Municipal de Pato Branco subir ao palco. No dia 09, Coral do Tempo Integral de Saudade do Iguaçu, com apresentação de gaita de José Gabriel Battiston.

 

O minidesfile de Natal será realizado no dia 10 de dezembro, também a partir das 20h30, com participação de 150 personagens e carros alegóricos, além da apresentação especial com Ariela Amorim, Kellyn Possamai e Maritê Ruwer. Na ocasião, após o minidesfile, acontecerá o lançamento, pelos Correios, do Selo Especial do Papai Noel Oficial do Brasil, na Casa do Papai Noel.

 

No dia 13, véspera do feriado, será a vez da Noite Carismática, com Ironi Spuldaro, a partir das 19h30. No dia 15, haverá apresentação do CEU das Artes e do Esporte com Ballet, Grupo de Hip Hop Top Rock Crew e do Instituto Cultural Movimento Capoeira. O Coral Itália Bella, se apresentará no dia 16 e, para encerrar as noites culturais, será a vez do Batucação, no dia 17 de dezembro.

 

Além das apresentações, de 26 de novembro até 17 de dezembro, nas sextas-feiras, sábados e domingos, haverá apresentações com a Banda de Papais Noéis. Já tradicional na cidade, a banda percorrerá o entorno da Praça Presidente Vargas, interpretando temas clássicos do Natal.

 

Abertura do Natal

 

A abertura do Natal de Pato Branco, com o tradicional desfile, será realizada no dia 25 de novembro, a partir das 20h, na Praça Presidente Vargas. O número de personagens e alas duplicou nesta edição. Serão cerca de 300 voluntários que darão vida aos personagens do desfile, divididos em 40 alas e 4 alegorias principais, que passearão pelo nascimento de Jesus, por aspectos de Pato Branco, contos de fadas, literatura infanto-juvenil e pelo universo natalino. Além disso, serão dez carros alegóricos.

 

Entre os voluntários, há famílias inteiras, com a participação de pessoas de 09 a 79 anos de idade. O tema do desfile deste ano será “Natal Show”, um espetáculo que contará, ainda, com a participação do Papai Noel Oficial do Brasil, Elio Lazzarotto, e show da Família Paganini.

 

Feira Gastronômica: Festival de Food Truck

 

A Feira Gastronômica, este ano, contará com o Festival de Food Truck, novidade que será realizada na Rua Silvio Vidal, entre as ruas Tocantins e Goianazes, na lateral do Pavilhão São Pedro. No local, os food trucks estarão instalados com variadas opções gastronômicas, para atender os mais diversos públicos. O festival acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, próximo final de semana, e também nos dias 09 e 10 de dezembro.

 

De acordo com os organizadores, serão as mais variadas opções de alimentação, como crepes suíço e francês, churros, pastéis, hambúrgueres, sanduíches, massas, batatas recheadas e costelinha ao molho barbecue. Os preços também serão diversos, de R$ 5 até R$ 20.

 

Os horários serão bem abrangentes: no dia 24/11, sexta-feira, das 18h às 00h; no sábado, dia 25/11, das 10h às 00h; e no domingo, dia 26/11, das 10h às 00h. No dia 09/12, sábado, das 10h às 00h; no dia 10/12, domingo, das 10h às 00h. 

 

Decoração

 

A Casa do Papai Noel está sendo transformada no “Parque do Noel”. As cores da decoração já podem ser vistas pela população nas ruas, trevos, espaços públicos, Casa do Artesão, Mercado do Produtor, Teatro Municipal e Prefeitura. Ao todo, serão cerca de 150 árvores natalinas de festão, que variam de 1,80 metros a 9 metros de altura. A decoração também contempla a avenida Tupi, com arabescos nos postes republicanos e, ainda, as ruas Guarani, Ibiporã e rotatórias. Além disso, as três araucárias - na rua Tocantins, no bairro Novo Horizonte e na rua Caramuru - também receberão adornos e luzes.

 

Casa do Papai Noel e roda-gigante

 

A visitação na Casa do Papai Noel acontece de 25 de novembro a 05 de janeiro, de domingo a domingo.  A partir deste domingo (26/11), o espaço receberá os visitantes das 14h às 18h e das 19h às 22h45 – inclusive no dia 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o local estará aberto das 14h às 18h.

 

Entre as novidades está, também, a maior roda-gigante itinerante do Brasil, com 30 metros de altura e que chama atenção de quem passa pela Praça Presidente Vargas. O brinquedo funcionará todos os dias, até 07 de janeiro, das 10h às 12h e das 13h às 23h.

 

A programação completa do Natal de Pato Branco pode ser encontrada no site oficial do evento:http://natal.patobranco.pr.gov.br.

Texto e foto: Assessoria